O Ministério “Os Estudantes da Bíblia”

“Os Estudantes da Bíblia” é o nome de um ministério pessoal e familiar promovido pelos irmãos André e Simony, bem como por outros queridos irmãos que compartilham de nossa visão de um cristianismo mais simples e puro. Esse nome, de caráter amplo e inclusivo, indica que acolhemos toda a grande comunidade de Estudantes da Bíblia, dos mais livres aos mais liberais, desde que estejam em harmonia com as verdades fundamentais da Bíblia. Nosso grupo é fruto do ministério pessoal e missionário da Irmã Marge Hagensick.

O Pastor Charles Taze Russell

  Prezamos muito nosso amado Irmão Russell. Ele certamente tinha o Espírito e as bênçãos especiais de Deus, um coração de ouro e uma coragem de defender a Verdade. Mas Russell não era inspirado, nem infalível. O próprio Russell não via a si mesmo desse modo:

“Alguns dos queridos irmãos parecem encontrar tantas referências sobre o irmão Russell na Bíblia quanto encontram sobre o Senhor Jesus, e acho que isso é um grande erro. Eu não as encontro lá. Alguns deles dizem que estou cego sobre esse assunto, que todos eles podem ver melhor do que eu. Talvez eles possam, eu não sei, mas eu acho, queridos amigos, que há um perigo nessa postura, e eu gostaria de alertar todos vocês sobre isso. Penso que é a vontade do Senhor que reconheçamos todo instrumento que Deus usa, mas não devemos reconhecer qualquer instrumento de Deus como estando em qualquer competição, seja qual for, com o Senhor ou com seu arranjo divino. Ele é a fonte da bênção, e só ele é mais louvável. Eu acho que esse é o sentimento certo. Acredito que todos vocês concordam com isso. E, no entanto, acho que há o perigo de alguns queridos amigos pregarem o irmão Russell. O irmão Russell gostaria que você não fizesse isso. Ele acha que não seria para a glória de Deus. Deixe-me repetir, então, queridos amigos, que na minha opinião temos muito do Evangelho de Deus, tanto do seu plano para estudar, tantas oportunidades de mostrar seus louvores, que devemos empregar todo o nosso tempo dessa maneira. Meu conselho, portanto, é que prestemos pouca atenção a qualquer coisa fora disso. As Escrituras de fato dizem que podemos prestar honra àqueles a quem a honra é devida, e isso é aplicável a qualquer um e a todos; como, por exemplo, olhamos para trás e vemos Martinho Lutero, e agradecemos a Deus pela grande obra que ele fez; e podemos dizer o mesmo de John Wesley e com muita sinceridade; estou contente com a providência de Deus que ele viveu e que ele era um homem fiel. E havia outros do povo do Senhor no passado. Sejamos felizes e nos regozijemos com cada um deles e, podemos ser gratos a Deus por ele ter usado vários instrumentos para nos ajudar e ajudar os outros, e para apresentar sua grande causa; mas não podemos nos inclinar para qualquer coisa que se assemelhe a adoração de homens, pois tenho certeza de que o Senhor não se agradaria disso e causaria danos a nós mesmos. Lembro-lhes novamente das Escrituras em Apocalipse, onde a Igreja é retratada, ao que nós chamamos atenção, creio eu, trinta anos atrás. João, o Revelador, que estava vendo essas coisas, prostou-se para adorar o anjo que as mostrou a ele, e o anjo disse: “Não faças isso; adorare a Deus; eu sou teu conservo”. E assim, queridos amigos, se nosso Pai Celestial e nosso Senhor Celestial usaram o irmão Russell em qualquer medida, ele está muito feliz e muito agradecido por ter sido usado. E se o Senhor tiver prazer em usá-lo mais, ele ficará feliz em ser usado até o último suspiro, mas ele não quer nenhuma adoração, ele não quer qualquer adoração indevida, ele não quer nenhum elogio. Ele está contente de ter o amor de todos aqueles que são irmãos do Senhor e de ser considerado um conservo de todos, esforçando-se para levar a efeito todas as coisas gloriosas que Deus prometeu, esforçando-se para declarar as boas novas de grande alegria a quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.” — Relatório de Sermões da Convenção de 1910, pág. 125, em inglês.

Charles Taze Russell (Segundo da direita para a esquerda.)


Veja também:

Não queremos fundar uma nova religião, movimento ou organização. (Veja “NOSSA MISSÃO”) Acima de tudo, queremos entender e estudar a Bíblia Sagrada, essa sim, fonte inerrante e derradeira de toda a Verdade. Para maiores informações, queira ver também o subtópico PERGUNTAS SOBRE OS ESTUDANTES DA BÍBLIA, CRENÇAS E PRÁTICAS, na postagem Perguntas frequentes sobre os Estudantes da Bíblia. E também: