O QUE É O ARMAGEDOM?

Esboço usado na palestra:

(Se preferir, baixe aqui em ePub.)

O QUE É O ARMAGEDOM?

ARMAGEDOM. Nunca antes uma palavra da Bíblia tem estado tão em uso nas notícias relacionadas com guerras e a possível aniquilação de toda a raça humana. Para algumas religiões, tem que ver com o fim do planeta Terra por meio de um grande meteoro — e Hollywood já transformou isso num filme de ação e ficção científica. Para outros religiosos, trata-se da guerra de Deus contra a humanidade perversa, resultando no aniquilamento desta. Mas o que é o Armagedom? O que significa essa palavra? Os cristãos do primeiro século esperavam por isso? Essas e outras perguntas serão abordadas a seguir.

Armagedom — significado e uso na Bíblia

Armagedom, às vezes vertido como “Har–Magedon” (em hebraico, Har Meghiddóhn), significa “monte de Megido”. Megido era uma cidade no território do Israel antigo. Algumas das batalhas decisivas que ocorreram naquela região estão registradas na Bíblia. (Juízes 5:19, 20; 2 Reis 9:27; 23:29)

Essa palavra aparece apenas uma vez na Bíblia, em Apocalipse 16:16:

“Então os três espíritos os reuniram no lugar que, em hebraico, é chamado Armagedom.”

Reuniram a quem? O versículo 14 responde:

“São espíritos de demônios que realizam sinais milagrosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fi m de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso.”

De modo que temos nesse capítulo, quem é reunido, onde a reunião ocorre e para qual finalidade:

QUEM: Os reis da Terra
ONDE: no monte de Megido
FINALIDADE: a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso
De modo geral, portanto, podemos afirmar que
o Armagedom é a guerra de

Deus contra os reis, isto é, as forças políticas, os governos da Terra.

Porém, algumas pessoas afirmam que o Armagedom é a destruição da Terra em fogo (ou por um meteoro) ou o julgamento e a destruição de todos os perversos.

Com relação a essa primeira afirmação, os que defendem essa ideia baseiam-se nos seguintes textos:

“Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos ho-mens ímpios.” (2 Pedro 3:7)

“E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.” (Apocalipse 8:8)

Sabemos que muitas coisas na Bíblia são simbólicas. Então vamos analisar essas duas possibilidades primeiro:

  • –  Destruição por fogo
  • –  Destruição por meteoro

    O que diz a Bíblia sobre o planeta Terra:
    “Porque assim diz o Senhor [Jeová/Yahweh] que tem criado os céus, o Deus

    que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.” (Isaías 45:18)

    “Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre.” (Eclesiastes 1:4)

    “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” (Mateus 5:5)

    Podemos dizer que está razoavelmente estabelecido que a Terra literal não será destruída e continuará sendo habitada.

    MAS QUE DIZER DA AFIRMAÇÃO DE QUE O ARMAGEDOM É A DESTRUIÇÃO DE TODOS OS ÍMPIOS?

Os que afirmam isso baseiam-se em textos como:

NÃO SERÃO ENTERRADOS

“‘E naquele dia os mortos por Jeová ficarão espalhados de uma extremidade da terra à outra extremidade da terra. Não serão lamentados, nem recolhidos, nem enterrados. Eles se tornarão como estrume sobre o solo.’ (Jeremias 25:33)

ALIMENTO PARA AVES

“E assim, os corpos deste povo servirão de alimento para as aves de rapina e para os animais selvagens, e não haverá quem consiga evitar que eles ataquem os cadáveres.” (Jeremias 7:33)

CONSUMIDOS PELO FOGO

“E vou enviar fogo contra Magogue e contra os que moram em segurança nas ilhas, e terão de saber que eu sou Jeová. Tornarei conhecido o meu santo nome entre o meu povo Israel e não deixarei mais o meu santo nome ser profanado, e as nações terão de saber que eu sou Jeová, o Santo em Israel.’” (Ezequiel 39:6, 7)

INDÍCIOS QUE NÃO SE TRATA DO ARMAGEDOM:
1) A CONTRADIÇÃO:
Jeremias 7:33 e 25:33 falam que os mortos por Jeová não serão enterrados.

Mas Ezequiel 39 (que já lemos e fala sobre o fogo de Jeová contra “Magogue”), diz mais à frente nos versículos 11 a 13:

““‘Naquele dia darei a Gogue uma sepultura ali em Israel, no vale dos que viajam pelo leste do mar, e ele bloqueará o caminho dos que passam. Ali é que enterrarão Gogue e todas as suas multidões, e o lugar será chamado vale de Hamom-Gogue. 12 A casa de Israel levará sete meses para enterrá-los, a fim de purificar a terra. 13 Todo o povo dessa terra participará em enterrá-los, e isso lhes trará fama no dia em que eu me glorificar’, diz o Soberano Senhor Jeová.”

2) A APLICAÇÃO AO ISRAEL CARNAL E ÀS NAÇÕES DAQUELA ÉPOCA

“‘Vou manifestar a minha glória entre as nações, e todas as nações verão a execução do meu julgamento e a demonstração do meu poder entre elas. 22 Daquele dia em diante, a casa de Israel terá de saber que eu sou Jeová, seu Deus. 23 E as nações terão de saber que a casa de Israel foi para o exílio por causa do seu próprio erro, por terem sido infiéis a mim. De modo que escondi deles a minha face+ e os entreguei aos seus inimigos, e todos eles caíram à espada.” (Ezequiel 39:21-23)

“17 Então peguei o cálice da mão de Jeová e fiz com que bebessem dele todas as nações às quais Jeová tinha me enviado: 18 começando com Jerusalém e as cidades de Judá, seus reis e seus príncipes — para que se tornassem uma ruína, um motivo de terror, um alvo de assobios e um exemplo de maldição, assim como se vê hoje (…) 26 todos os reis do norte, os de perto e os de longe, um após outro, e todos os outros reinos que há na face da terra…” (Jeremias 25:17-18; 26)

3) REIS E NAÇÕES CONTINUAM EXISTINDO DURANTE O MILÊNIO

“E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.” (Apocalipse 21:24)

4) NÃO PODEMOS CONFUNDIR O ARMAGEDOM COM O DIA DE JULGAMENTO DE DEUS

“Constatamos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o Dia do Juízo.” (2 Pedro 2:9)

Os versículos anteriores dizem:

“7 Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. 8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”

2 PEDRO 2:9 FALA DO MILÊNIO, CONFORME VEMOS EM APOCALIPSE 20:1-4

“Vi descer dos céus um anjo que trazia na mão a chave do Abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos.

4

Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.”

(Apocalipse 20:1-4 NVI)

5) O JULGAMENTO DO MUNDO NÃO É AGORA NEM SERÁ NO ARMAGEDOM. O JULGAMENTO DO MUNDO SERÁ DURANTE OS MIL ANOS

““Se alguém ouve as minhas palavras e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.(João 12:47-48 NVI)

“Pois [Deus] estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo [futuro] com justiça, por meio do homem que designou.” (Atos 17:31 NVI)

6) QUANTOS DIAS DE JULGAMENTO EXISTEM?

Se o Armagedom é o julgamento dos iníquos (ou perversos), e ainda assim durante o Milênio a humanidade também será julgada, então haveria dois dias de julgamento para o mundo, não é? SÓ QUE A BÍBLIA FALA DO DIA (SINGULAR) EM QUE DEUS HÁ DE JULGAR O MUNDO.

7) ENTÃO, O QUE É O ARMAGEDOM?

Já dissemos que é “a guerra de Deus contra os reis, isto é, as forças políticas, os governos da Terra”. É o SISTEMA POLÍTICO, SEMELHANTE A FERAS, QUE SERÁ ELIMINADO. MAS NÃO É O JULGAMENTO ETERNO E INDIVIDUAL DAS PESSOAS.

Haverá tribulações e mortes? Sim. Será um tempo de grande aflição que culminará com o Armagedom, mas os que morrem circunstancialmente serão ressuscitados depois, para serem instruídos, para receberem uma chance justa de escolherem entre o bem e o mal, com pleno conhecimento de causa e sem a influência do mundo, da carne e do diabo!

Enfim, o Armagedom será uma ocasião de interferência nos assuntos da Terra, de tomada do governo terrestre e eliminação do governo de Satanás. Será uma ocasião feliz para os servos de Deus — a Igreja — no céu, e a humanidade na Terra, que ficará finalmente livre da opressão das feras políticas demoníacas!

Gostaria de estudar a Bíblia conosco?
Participe de nosso grupo do Telegram. 📱