O batismo dos Estudantes da Bíblia

Os Estudantes da Bíblia realizam batismos de acordo com o método bíblico descrito em Mateus 28:19, embora não repitamos as palavras de Jesus meramente como uma “fórmula” batismal.
Onde os batismos são realizados?
De modo geral, os batismos são realizados em Convenções onde, dependendo do país, há várias realizadas por ano. Algumas eclésias possuem piscina batismal, e nelas os batismos são realizados sempre que necessários.
Basta aceitar Jesus para ser batizado?
Aceitar a Cristo é a chave para a salvação. Entendemos também que quem aceita a Cristo precisa ter um mínimo de conhecimento sobre o Plano de Deus, sobre a Consagração Até a Morte e outras doutrinas fundamentais. Isso é especialmente importante nos dias de hoje, visto que o Evangelho original foi tão deturpado pelos credos contraditórios de muitas religiões. Também é importante que o candidato ao batismo leve uma vida de boa moral. Isso inclui arrepender-se de pecados passados, dar meia-volta e fazer as pazes com Deus. Para ajudar as pessoas a obterem tal conhecimento oferecemos estudos bíblicos. Mas isso não significa que um candidato ao batismo precise estudar por meses antes de se batizar. Não há um tempo especificado, pois depende do desenvolvimento da pessoa. No caso do carcereiro de Paulo e sua família, eles ouviram sobre Jesus e Deus durante a noite e naquela mesma hora foram batizados:
““O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.” — Atos‬ ‭16:29-33, ‭NVI‬‬
Qual o valor do batismo das Testemunhas de Jeová, e o de outras religiões?
De modo geral, os Estudantes da Bíblia acham que existe uma diferença entre o batismo e a imersão. O batismo principal dos cristãos é o do Espírito Santo (na morte, em Cristo, etc.), sob o qual toda a Igreja se encontra. Por isso, existe “um só batismo” para os verdadeiros cristãos. (Efésios 4:5) A imersão, ou o batismo em água,  “consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela ressurreição de Jesus Cristo”.  (1 Pedro 3:21, BAM) Os Estudantes da Bíblia, ao serem imergidos, o fazem em plena consagração a Deus até a morte, isto é, dispostos a sacrificarem sua futura vida terrestre perfeita para servirem a Jeová em união com Jesus Cristo, esperando obter a recompensa celestial. Embora não haja nenhuma diretriz específica concernente ao valor do batismo das Testemunhas de Jeová, entre os Estudantes da Bíblia que já foram Testemunhas de Jeová existe o seguinte consenso: se a pessoa se batizou antes de 1985, geralmente o batismo dessa pessoa é considerado válido. Mas em 1985, as perguntas batismais das Testemunhas de Jeová mudaram. Veja a diferença:
Até 1985:
1ª pergunta: Arrependeu-se de seus pecados e deu meia-volta, reconhecendo-se perante Jeová como pecador condenado que precisa de salvação, e reconheceu perante ele que esta salvação procede dele, o Pai, por intermédio de seu Filho Jesus Cristo?
2ª pergunta: À base desta fé em Deus e na sua provisão de salvação, dedicou-se sem reserva a Deus, para fazer doravante a Sua vontade, conforme ele lhe revela por meio de Jesus Cristo e mediante a Bíblia, sob o poder esclarecedor do espírito santo?
A partir de 1985:
1ª pergunta: A base do sacrifício de Jesus Cristo, arrependeu-se dos seus pecados e dedicou-se a Jeová para fazer a vontade dele?
2ª pergunta: Compreende que a sua dedicação e o seu batismo o identificam como uma das Testemunhas de Jeová, em associação com a organização de Deus, dirigida pelo espirito dele?
Ou seja, primeiro dava-se a entender que a pessoa batizada era esclarecida por Deus, por meio de Cristo e da Bíblia com a ajuda do Espírito Santo. Mas depois da mudança, fica subentendido que a pessoa só recebe tais esclarecimentos se estiver associada à organização das Testemunhas de Jeová.
Por isso, muitas Testemunhas de Jeová batizadas a partir de 1985 e que passaram a se associar com os Estudantes da Bíblia acharam que o batismo delas precisava ser ajustado. Naturalmente, isso é uma decisão pessoal. Não há nenhuma diretriz específica.
No caso do batismo em outras religiões, há certos pontos a se considerar. O batismo foi feito em nome de uma Trindade? O candidato entendia plenamente o conceito de consagração total a Deus por meio de Jesus? Em casos assim, de modo geral, sugere-se o rebatismo. 
Quais são as perguntas batismais dos Estudantes da Bíblia?
Não se trata de uma liturgia, nem de palavras que precisam ser recitadas ao pé da letra. Mas, de modo geral, e com algumas variações, durante o discurso são feitas as seguintes perguntas, desde a época do Irmão Russell:
(1) Você se arrependeu dos pecados com a restituição de que é capaz, e confia no mérito do sacrifício de Cristo para o perdão de seus pecados e para a base de sua justificação?
(2) Você fez uma consagração completa de si mesmo com todos os poderes que possui – talento, dinheiro, tempo, influência – tudo ao Senhor, para ser usado fielmente em Seu serviço, até a morte?
(3) Com base nessas confissões, nós o reconhecemos como um membro da Família da Fé e estendemos a você a mão direita da comunhão, não em nome de qualquer seita ou partido ou credo, mas em nome do Redentor, nosso Senhor glorificado, e Seus fiéis seguidores.” 
– O Que o Pastor Russell Disse, páginas 35 e 36, em inglês.
Daí, no momento da imersão, as seguintes palavras são ditas, refletindo a fórmula de Mateus 28:19:
“Irmão(a) _____, em nome do Pai, e do Filho, e pelo poder do Espírito Santo, por essa autoridade, eu simbolicamente lhe batizo em Cristo.”
Gostaria de estudar a Bíblia conosco?