Português 🇧🇷
Uma série de vídeos que supostamente serão apresentados nos congressos das Testemunhas de Jeová em 2018 “vazaram” e foram expostos pelo site JWSurvey. Fazemos a análise crítica de parte de um deles, no que tange às táticas de controle usadas pelas Testemunhas de Jeová. Será que são abusivas? Podem causar danos? O que revela o vídeo e o que dizem os especialistas da área de saúde mental em assuntos relacionados?
Decida você mesmo qual é a resposta:
Eu não consigo entender como os senhores conseguem perder tanto tempo em falar dos TJ,s. Ai os senhores dirão; "estamos ajudando as TJ,s sinceros a se libertarem das garras da Torre, das mãos ferro do CG". Os que sairão dos TJ,s e virarão evangelicos, catolicos, macubeiros, ateus, etc, dizem a mesma coisa.
Mas todos eles tem seus conceitos, doutrinas e atitudes coflitantes, mas eles não "lutão" entre si, todos eles estão unidas na mesma causa, falar dos TJ,s. Fico muito triste de ver que os estudantes da bíblia que dizem ter uma mente muito mais aberta e tolerante estarem do lado dessas pessoas amarguradas e com vida inútil.
Mas enquanto perdem tempo, tempo esse que poderia ser usado para pregar a "verdadeira boas novos" dos senhores, o povo de Deus só prosperá.
Nossa resposta ao seu comentário: https://youtu.be/lnjoqmjwsB8
Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.
Hebreus 13:17(NVI).
Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.
Atos 20:28(NVI).
SERÁ QUE ESTES TEXTOS NÃO DÃO A ENTENDER QUE SERIA NECESSÁRIO HAVER LIDERANÇA PARA CUIDAR DO REBANHO DE DEUS? (CORPO GOVERNANTE,ANCIÃOS)
Prezado Márcio:
A Bíblia, de fato, indica que precisa haver liderança nas congregações. Em consonância com isso, as eclésias (congregações) dos Estudantes da Bíblia elegem pelo voto da maioria dos consagrados (batizados) homens para tomar a dianteira. Esses homens, por sua vez, submetem-se, primeiramente, à liderança de Jesus, o Cabeça da congregação: “Entretanto, desejo que entendais que Cristo é o Cabeça de todo homem; o homem, o cabeça da esposa; e Deus, o cabeça de Cristo.” (1 Cor. 11:3) Em segundo lugar, submetem-se à liderança apostólica do primeiro século, homens como João, Paulo, Pedro e outros, por meio de seus escritos inspirados e inerrantes: “Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que você amarrar na terra, já terá sido amarrado nos céus, e tudo o que você soltar na terra, já terá sido solto nos céus.” (Mateus 18:18) Essa liderança apostólica inspirada do primeiro século, entretanto, não deixou uma linha de sucessores (coisa que a igreja católica afirma a respeito de seus papas). Portanto, embora haja lideranças a quem com muito carinho respeitamos hoje, não há mais uma liderança com a mesma autoridade dos apóstolos, conforme as Testemunhas de Jeová atribuem essa autoridade ao “Corpo Governante”. Todas as decisões apostólicas eram inspiradas e infalíveis, mas as decisões do “Corpo Governante” são falíveis e mutáveis. Veja, por exemplo, os seguintes ensinos sobre:
1) A ressurreição dos habitantes de Sodoma e Gomorra:
● SERÃO ressuscitados: A Sentinela, julho de 1879 p. 8
● NÃO SERÃO ressuscitados: A Sentinela, 1/6/1952 p. 338
● SERÃO ressuscitados: A Sentinela, 1/8/1965 p. 479
● NÃO SERÃO ressuscitados: A Sentinela, 1/6/1988 p. 31
● SERÃO ressuscitados: Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra (edição de
1982)
● NÃO SERÃO ressuscitados: Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra (edição de
1989)
2) A geração que “não passará”:
● 1897:são pessoas vivendo contemporaneamente ao fim do mundo (Estudos das
Escrituras, Volume 4, pp. 60203)
● 1927:são os ungidos (A Sentinela, 15/2/1927 p. 62)
● 1951: são aqueles nascidos antes ou durante 1914 (A Sentinela, 1/7/1951 p. 404)
● 1968:são “os que tinham idade suficiente para entender”. Idade sugerida: 15 anos
(Despertai! 8/10/1968 p. 13)
● 1978:excluise os bebês nascidos em 1914 (A Sentinela, 1/10/1978 p. 31)
● 1984:incluise os bebês nascidos em 1914 (A Sentinela, 15/11/1984 p. 5)
● 1995:são as “pessoas que veem o sinal, mas não se corrigem” (A Sentinela, 1/11/1995
p. 19. Nesse ano, Despertai! não faz mais referência a 1914 na contracapa. A frase
“esta revista promove confiança na promessa do Criador de estabelecer uma nova
ordem pacífica e segura antes que desapareça a geração que viu os acontecimentos de
1914” é mudada para “esta revista gera confiança na promessa do Criador de
estabelecer um novo mundo pacífico e seguro, prestes a substituir o atual mundo
perverso e anárquico.” (Despertai! de 8/11/1995, p. 4)
● 2008:são os ungidos! (retornoao ensino de 1927. (A Sentinela, 15/2/2008 p. 24)
● 2010:são os ungidos de 1914 cujas vidas coincidem com a dos ungidos que verão o
fim, mas não são duas gerações, é apenas uma! (A Sentinela, 15/4/2010 p. 10)
O que esse padrão de mudanças nos ensina? Que o “Corpo Governante” não recebe uma progressiva e divinamente revelada “nova
luz”, mas simplesmente produzem, eles mesmos, um pisca-pisca de interpretações humanas. É por isso que obedecer ao “Corpo Governante” não é o mesmo que obedecer às instruções apostólicas; esta última é exata e infalível, a primeira (do “Corpo Governante), é mera especulação, mera interpretação humana. E o pior, caro Márcio, é que essas interpretações humanas e não inspiradas muitas vezes afetam a vida física das pessoas levando-as à morte, como o quando o “Corpo Governante” proibia as vacinas (dizendo que era “coisa do diabo” ou quando proibiam transplantes (dizendo que era “canibalismo”) ou quando proibiam o uso de frações do sangue. Quantas pessoas já morreram por causa dessas interpretações?
Um argumento final de que não haveria um “Corpo Governante” com autoridade centralizada para serem os únicos representantes de Deus na Terra por volta do tempo do fim encontra-se no livro de Apocalipse. Ao descrever o retorno de Jesus será que vemos ele lidando com os membros de um “Corpo Governante” como representantes de toda as congregações? Não. O que vemos é o Senhor Jesus dirigindo-se individualmente a cada congregação e avaliando suas coisas boas e coisas ruins:
“Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.” (Apocalipse 2:1-5)
Os Estudantes da Bíblia, em harmonia com isso, creem que cada eclésia prestará contas ao Senhor Jesus (não a um “Corpo Governante”), e é avaliada por ele, Jesus.
Bem esplanada. Faltou informar a questão datas falsas, torre empresa com acionistas, como imobiliária e vendendo salões construídos com suor dos irmãos e pura exploração.