Se você pertence a uma das grandes denominações cristãs, é provável que ainda não tenha ouvido falar dos Estudantes da Bíblia. Afinal, somos um grupo relativamente pequeno. Não temos lista oficial de membros, mas estima-se que existam entre 10 a 50 mil Estudantes da Bíblia ao redor do mundo. Para nós, o mais importante é sermos membros do corpo de Cristo. Como a Igreja primitiva, costumamos nos reunir em lares. Algumas eclésias (congregações) maiores se reúnem em locais alugados, por questão de conveniência. Não cobramos dízimo nem nossos anciãos (pastores) são assalariados. (Veja um resumo de nossas crenças aqui.) Mas se você foi ou ainda é uma Testemunha de Jeová, certamente nos conhece melhor. Também, é provável que acredite que os Estudantes da Bíblia simplesmente adotaram o nome Testemunha de Jeová em 1931. De fato, esta é a versão oficial das Testemunhas de Jeová sobre os grupos dissidentes que não aceitaram a mudança de nome nem as novas doutrinas de Rutherford, o sucessor de Russell:
*** jv cap. 6 p. 68 Um período de provação (1914-1918) ***
Em 8 de agosto, os ex-diretores descontentes e seus apoiadores deixaram a família de Betel; foram despedidos por causa do distúrbio que vinham causando. Logo começaram a divulgar sua oposição por meio de intensa campanha de discursos e cartas em todos os Estados Unidos, Canadá e Europa. Em resultado disso, depois do verão de 1917, diversas congregações dos Estudantes da Bíblia se dividiram em dois grupos — os que eram leais à Sociedade e os que foram presa fácil da fala macia dos opositores.
Mas será que os diretores expulsos, num esforço de assumirem o controle da organização, tentariam influenciar os que viriam a estar presentes na reunião anual? Para prevenir tal reação, Rutherford achou aconselhável fazer um levantamento em todas as congregações. Os resultados? Segundo o relatório publicado na The Watch Tower de 15 de dezembro de 1917, os votantes expressaram enorme apoio a J. F. Rutherford e aos diretores que cooperavam com ele! Isto foi confirmado na reunião anual. Os esforços dos opositores de assumir o controle fracassaram!
O que aconteceu com os opositores e seus apoiadores? Depois da reunião anual de 1918, os opositores se separaram, e até mesmo resolveram celebrar sozinhos a Comemoração da morte de Cristo, em 26 de março de 1918. Qualquer união que porventura tinham durou pouco, e logo se dividiram em várias seitas. Na maioria dos casos, o número deles caiu e a sua atividade diminuiu ou cessou por completo.
*** jv cap. 28 p. 624 Provas e peneiramento internos ***
as mudadas circunstâncias após a morte de Russell resultaram em provas e peneiramento. Surgiram grupos apóstatas não só nos Estados Unidos mas também em Belfast, Irlanda; em Copenhague, Dinamarca; em Vancouver e Vitória, Colúmbia Britânica, Canadá; e em outros lugares. Em Helsinque, Finlândia, alguns adotaram o conceito de que após a morte de Russell não mais havia canal para luz espiritual adicional. Às instâncias de certos de destaque, 164 pessoas deixaram a organização. Tinha isso a bênção de Deus? Por algum tempo elas publicaram a sua própria revista e realizaram as suas próprias reuniões. Com o tempo, porém, o grupo se dividiu, encolheu, e deixou de existir;
Conheça nosso canal no YouTube: Os Estudantes da Bíblia. Assista às nossas reuniões ao VIVO. Participe de nosso grupo anônimo e seguro no Telegram, com material exclusivo (fotos, vídeos, artigos e publicações).